Cérebro
O cérebro humano é particularmente complexo. É imóvel e representa 2% da massa do corpo, mas, apesar disso, recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração. Divide-se em dois hemisférios: esquerdo e o direito.
Encéfalo - metencéfalo - mesencéfalo
Estrutura nervosa complexa, elaborada rede eletroquímica que recebe e processa imensa informação (externa e interna) o encéfalo - protegido pelo crânio - divide-se em tres dimensões: o metencéfalo, o mesencéfalo e o protencéfalo.
O metencéfalo é uma região na base do encéfalo que o liga à espinal medula.
O mesencéfalo é a região média do encéfalo e coordena a informação visual e a auditiva.
Estruturas do metencéfalo
O cerebelo e o bolbo raquidiano são as duas áreas fundamentais do metencéfalo.
Cerebelo
Alojado na de trás do encéfalo sob os lobos ocipital e temporal, o cerebelo (à letra "pequeno cérebro") é responsavel por:
- Coordenação da atividade motora e manutenção da harmonia dos movimentos do nosso corpo: embora a decisão de iniciar os movimentos voluntários depende da área do controlo motor situado no lobo frontal do córtex cerebral, é o cerebelo que torna esses movimentos harmoniosos, suaves, coordenados e orientados para um determinado alvo.
- Manutenção da posição e do equilibrio do corpo
É em virtude do controlo de cerebelo que nos é possivel manter a posiçao ereta quando andamos e mantermo-nos sentados quando lemos um livro ou vemos um jogo de futebol.
Bolbo raquidiano
Estrutura nervosa do mésencefalo que regula funções importantes como a circulação sanguínia, a respiração e a manutenção dis batimentos cardíacos, controla reflexos vitais como engolir,vomitar, tossir e espirrar.
Mesencéfalo
Centro de controlo da nossa capacidade de atenção e de vigilãncia, despertando e alertando o cérebro e as suas diversas áreas para a descodificação de informações.
Protencéfalo
O protencéfalo é a divisão mais ampla do encéfalo sendo constituído por estruturas como o tálamo, o hipotálamo, o sistema límbico e o cérebro (córtex).
Os lobos temporais
Lobos corticais cuja principal função está relacionada com a perceção auditiva, intervêm também em processos como a linguagem e a memória.
Os lobos parietais
Esta zona do córtex é denominada córtex somatossensorial porque recebe informações acercade sensações corporais tais como a dor, calor e frio.
Os lobos frontais
Os lobos frontais estão situados na parte dianteira dos dois hemisférios cerebrais. Nos lobos frontais há que distinguir uma área responsável pelo controlo de movimentos finos - a área motora - e o dominado córtex pré-frontal, a área do córtex a que se devem muitas das funções que distinguem os humanos dos outros animais. A área do controlo motor está dividida numa zona primária e numa zona psicomotora ou secundária.
A área do controlo motor está dividida numa zona primária e numa zona psicomotora ou secundária.
A área motora primaria é responsável pelo desencadeamento de movimentos voluntários, pela execução de movimentos que exigem precisão. Uma lesão nesta área pode dar origem a paralisia ou a graves pertubações motoras, isto é, incapacidade de controlar os movimentos.
A área psicomotora ou área secundária efetua a integração e a coordenação dos movimentos tomando posssivel a sua organização e orientação corretas e eficazes.
A área responsável pela linguagem escrita situa-se um pouco mais acima do centro de broca. Danos nessa área podem provocar a incapacidade de coordenar os movimentos adequados para escrever, para transformar o pensamento em sinais graficos que o expressam objetivamente.
Córtex pré-frontal
O núcleo da nossa personalidade. A ele devemos capacidades como o pensamento abstrato, a imaginação criadora, a resolução de problemas, planear e modificar o curso de uma ação, prever e antecipar os seus resultados ou consequências.